segunda-feira, 5 de abril de 2010

Filme: Percy Jackson e os Olimpianos - O Ladrão de Raios (crítica)

Decepcionante.

É esta a palavra que resume todo o filme.
Como leitora e fã da história de Rick Riordan, fiquei contando os dias para a estréia de Percy Jackson e Os Olimpianos - O Ladrão de Raios nos cinemas.
Tudo bem, como é de costume em adaptações de livros, eu não esperava GRANDE COISA mesmo... O problema foi o seguinte: A HISTÓRIA DO FILME É DIFERENTE DA HISTÓRIA DO LIVRO!
Assisti ao filme na estréia, e fiquei tão decepcionada que nem conseguia escrever uma crítica, nem deste filme, nem de outros (desanimei).

Bom, vamos lá..
Pra começo de conversa, as características dos personagens principais estão todas alteradas.
-Grover (o sátiro): é negro e todo malandrão, cheio de desenvoltura e total cara de pau - exatamente o oposto do que é descrito no livro.
-Annabeth (filha de Atena): tem os cabelos castanho-escuros e lisos, não tem muitas idéias e nem muitas estratégias - de acordo com o livro, a personagem é loira de cabelos cacheados, é a mais esperta da turma e sempre tem uma resposta para tudo.
-Percy (filho de Poseidon): é semelhante ao personagem do livro na aparência, tirando o fato de ser bem mais velho do que deveria, além de ser o mais esperto e sempre ter as melhores idéias - no livro, Percy tem 12 anos e nunca sabe ao certo o que fazer, sempre se atrapalhando de alguma forma.

O acampamento meio-sangue parecia o cenário dos seriados Hércules e Xena. Não existe poodle informante, nem batalha com a Quimera, nem encontro com Dríades, e nem coisa nenhuma.. praticamente tudo é diferente do livro, tive a impressão de estar assistindo ao filme/adaptação errado.

Eles dirigem (com 12 anos???), Grover/malandrão está sempre de olho nas mulheres, existe uma batalha com a Hidra em um museu, colocaram Perséfone na trama como se esta fosse uma "vadia louca". Nada está certo, nada se encaixa, a existência de Cronos nem é comentada e o Chalé de Luke mais parece um Cyber Café. Isso sem contar que todo o momento se insinua um clima de romance entre Percy e Annabeth (com 12 e 11 anos???).
Patético.

As atuações são horríveis (Pierce Brosnan, esperava mais de você!), não existem emoções nem nos momentos tristes (como a morte da mãe de Percy) nem nos momentos de luta (como o combate com Luke).
Tudo muito amador.
Uma Thurman, a Medusa, foi a única que conseguiu ter uma interpretação digna (apesar de não ter tido ninguém a altura para contracenar).

Mais que decepcionada, estou revoltadíssima com este filme!
É tudo muito mal-feito e sem-graça.

Não assistam!
Não recomendo de forma alguma.

Leia o livro, este sim vale muito a pena! (logo, logo farei a crítica dele também)
=]

Um comentário:

Papo de Muleka disse...

poh... assim como vc detestei o filme =\
o livro é bem melhor XD