terça-feira, 11 de agosto de 2009

Lei Antifumo na Propmark

Para marcar a entrada da lei estadual que proíbe o fumo em locais coletivos fechados em São Paulo e também comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado no próximo dia 29, sete agências de publicidade foram convidadas para participar de um projeto especial da propmark. A proposta às agências Africa, Full Jazz, Master, McCann Ericson, Ponto de Criação, Repense e Y&R foi de criação de anúncios sobre o tema: “É proibido fumar. Você é contra ou a favor?”.


Anúncio da Africa traz imagem de mãos sobrepostas e ao meio um cigarro aceso.
“Quando você fuma em um lugar fechado, mais gente acaba fumando com você”.


Anúncio da Full Jazz traz com um cigarro aceso, a seguinte questão: “81% respirando a fumaça [fazendo menção aos brasileiros que não fumam] de 19% [dos brasileiros que fumam]. Não parece injusto para você?" E finaliza: “Respeite a nova lei antifumo”.


A peça da Master traz a pergunta: “Você sabe o quanto realmente gasta com cigarro?”.


A peça da agência Ponto de Criação traz o texto: “Se você ficou nervoso com a nova lei, saia e vá fumar um cigarro. Lei antifumo. Ponto a favor”.


A McCann recorreu à força do próprio impacto que as 4.720 substâncias químicas contidas no cigarro causam e criou um anúncio relacionando todas elas. A peça traz a assinatura: “Deixe as 4.720 substâncias químicas que o cigarro libera fora dos ambientes fechados”.


A Repense traz a clássica imagem de um cigarro aceso sobre o cinzeiro e argumenta a favor da liberdade e do respeito. No canto inferior, traz o texto: “Agora é proibido fumar em lugares fechados de uso coletivo em São Paulo. Não somos contra nem a favor da lei. Somos a favor da liberdade e do respeito”.


Recorrendo a um recurso gráfico, o texto do anúncio da Y&R “invade” o texto de uma matéria para reforçar o conceito. Copy do texto é: “O problema da área para fumantes é que a fumaça não respeita o espaço demarcado para ela”.

Daqui.

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